NÃO TEMOS TEMPO PARA TER MEDO – Maurício Abdalla contra os Mandatos Autopoiéticos!

(por Jonathas Almeida)
  
O Professor Maurício Abdalla foi o 2º convidado do projeto “Vamos conhecer nossas(os) pré-candidatas(os)”, realizado pela Militância do PT de Vila Velha.

Neste último domingo, 05 de junho de 2022, a espirituosa e instigante presença do professor Maurício Abdalla, pré-candidato a Deputado Estadual pelo PT-ES prestigiou nosso projeto além de compartilhar conosco um pouco da sua trajetória de militância que teve início aos seus 16 anos de idade, nas comunidades eclesiais de base, depois no seminarismo católico e nos movimentos comunitários e populares, atuando como educador popular na organização e formação política em inúmeros trabalhos de base.

Maurício Abdalla reivindica que sua futura candidatura tem o propósito de ser “anti-autopoiética”, assim como afirma a necessidade de que todas as candidaturas do Partido dos Trabalhadores jamais possam se transformar em autopoiéticas, pelo contrário elas devem ser um instrumento de potência e voz da sociedade civil:
       + na Luta pelas bandeiras dos movimentos sociais e populares;
       + na Disposição mandatária para as demandas da sociedade civil; e
       + na Escuta das organizações do povo.

Auto-poiética ou Autopoiesis nas palavras do Professor Maurício Abdalla é um corpo ou célula que funciona como uma ‘máquina que apenas produz a si mesma’. E que um mandato do povo não pode apenas tentar produzir a si mesmo, pelo contrário, tem que ser útil é às organizações populares, pois é a ela que se empenha representar.

Argumenta que a Política não é uma performance do indivíduo, mas uma representação do coletivo, de algo existente e real. E que este é o motivo e propósito da sua pré-(e futura)-candidatura à Deputado Estadual pelo PT Capixaba.

Desta forma sua candidatura (pré) e possível mandato só faz e fará sentido se mantiver “o pé” na sociedade civil, e movimentos sociais/populares que são a organização e formação política na sociedade.

Segundo Abdalla, a necessidade dele se colocar como pré-candidato do Partido se dá também pela necessidade premente de expurgar o cancro bolsonarista do tecido social brasileiro e capixaba, além é claro do político. E que em nível nacional nós temos uma arma muito forte para fazer esta luta, que é a candidatura do Presidente Lula na qual todos nós vamos nos empenhar para eleger.

Professor Maurício Abdalla conclui e convoca:
“Eu não entrego para eles a minha esperança. Não entregue a tua!
Pois é a vida que deve determinar a política, e não o contrário.”

* Notação pedagógica:

Um sistema autopoiético é aquele que, a partir de suas próprias estruturas, se reproduz e se desenvolve para dentro de suas estruturas, sendo seletivo aos elementos que vem de fora apenas no que for útil à sua autoprodução, ou reprodução, e jamais de forma a suprimir a si próprio em benefício de outrem.  (Humberto Maturana)

Além do pré-candidato, a militância:
A honrosa abertura da Plenária contou com a fala do companheiro Wilson Coelho, poeta, tradutor, dramaturgo e escritor capixaba com 22 livros publicados e que falou um pouco sobre cultura no tema “Arte: militância, resistência e transformação da sociedade.” na qual expõe que a Arte é contracultura e que ela não só reproduz a cultura de maneira acrítica, mas questiona a si própria e pode levar a reflexão, mas que entende que só a sociedade pode transformar a sociedade. E que a arte é e deve ser das pessoas, com as pessoas e para as pessoas.



Outra presença notável na plenária foi a exposição do trabalho, livros e produtos da própria Militância de Vila Velha que têm se articulado na iniciativa própria denominada Esquerda Negócios, ainda em desenvolvimento.



O encontro foi realizado no “Centro de Formação Martina Toloni”, na Prainha (Vila Velha/ES), com a participação presencial de cerca de 30 pessoas, além de ser transmitido pelo canal youtube.com/VilaPT, prestigiado por outras dezenas de companheiros e companheiras militantes e simpatizantes pela internet.



A Militância do PT de Vila Velha abraça essas idéias e à luta por essa companheirada e pelo nosso querido Partido rumo à vitória de um projeto de dignidade e soberania ao nosso povo.

Até breve, camaradas!
Assista ao vídeo completo (tem muito mais..):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *